O NUPPE – Núcleo de Pesquisa e Ensino teve sua criação em 2007, foi idealizado a partir das volumosas demandas de monografias de graduação (TCC) desenvolvidas na área da Pintura do Departamento de Artes da Universidade Federal de Uberlândia, bem como pela crescente solicitação de Bolsas PIBEG e PIBIC.

As atividades de estudos do NUPPE começaram a ser desenvolvidas a partir de 2007. No primeiro semestre desse ano o núcleo realizou um ciclo de encontros entre professores, alunos e profissionais da área de ensino e pesquisa com o intuito de promover discussões sobre a Pintura na contemporaneidade. Tais encontros propiciaram o cumprimento com esmero dos objetivos inicialmente propostos pelos bolsistas do PIBEG e PIBIC principalmente no que diz respeito à criação de um banco de imagens das pesquisas desenvolvidas em Pintura, nas disciplinas de Pintura I, II, III. Em função desses projetos, contamos hoje com um vasto acervo de imagens pictóricas. Uma pequena fração desse trabalho pode ser visualizada no site www.pibegpinturas.fafcs.ufu.br

Após isso, de 2008 a 2010, o NUPPE se vinculou ao Festival de Artes da UFU  desenvolvendo trabalhos em consonância com as questões relativas ao festival. No bojo desse festival, em 2009 o núcleo fez seu primeiro simpósio.

A partir de 2012 o NUPPE foi revitalizado, ampliando o número de participantes, realizando o I Simpósio Internacional: Movências das Pintura e  no presente momento é formado por alunos de graduação,  pós-graduação e professores vinculados à Universidade Federal  de Uberlândia, e ainda por pesquisadores  vinculados a instituições de outros locais no país, e do exterior; Portugal, Noruega, França e Colômbia.

Mais recentemente o núcleo foi convidado a fazer parceria com o Núcleo de Estudos de História Social da cidade de São Paulo (NEHSC/ PUC/SP), coordenado pela profa. Dra. Yvone Dias Avelino, criando-se em Uberlândia o NEHSC-Uberlândia, coordenado pela Profa. Dra. Aninha Duarte, ampliando sua rede de parcerias, abrangendo unidades acadêmicas de Fortaleza-CE, Salvador-BA e Burgos (Espanha).

Nos últimos anos o NUPPE produziu e participou de Encontros Científicos, Congressos Nacionais e Internacionais, Simpósios, Seminários e Colóquios, dentre eles:

2012 – I Simpósio Internacional Movências da Pintura /UFU (http://www.nuppe.art.br/simposio2012/anais/).

2013 – Colóquio Creative Processes in Art / na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa – (http://www.fba.ul.pt/publicacoes/creative-processes-in-art/).

2014: Simpósio Processo de Criação: Percursos e Senhas / UFU (http://www.nuppe.art.br/simposio2014/default.asp);

2014: Palestra e Exposição – GREC/UFBA – Grupo de Estudos sobre Cibermuseus.

2015: Participação do I Simpósio Cidade e Arquitetura em Diálogo: a arquitetura sacra/ NEHSC/PUC/SP.

2015 – Participou da III Bienal “DESDE AQUI” em Bucaramanga  ( Site – http://www.bienaldesdeaqui.com ) como grupo convidado.

2016 – Exposição “Itinerários Pictóricos” na cidade de Socorro na Colômbia.

2016 – Exposições “Moi Femme Encore” em Bordeaux – França e “Extensão Pictural” em Uberlândia-MG.

Dessa maneira, acreditamos que o NUPPE tem cumprido seu papel na formação do artista, do professor e do pesquisador, socializando suas pesquisas com pesquisadores de outras Universidades  e demais  interessados  nas discussões na área  da Pintura.